quinta-feira, 7 de maio de 2015

Distância cria saudade*

Talvez nos dias de hoje quem lesse aquele título ia pensar que eu estava prestes a escrever sobre algum rapaz que está distante, mas não, eu estou prestes a escrever sobre aquelas amizades que são afetadas pela distância. Sabes quando temos ali aquela pessoa que nos é tudo? Que podemos estar tristes, a chorar, em baixo, a morrer e ela apenas chega ali com o seu sorriso e muda tudo? Eu tinha  uma dessas na minha vida. Tinha alguém com quem passava os dias. Tinha algo que me fazia ter vontade de levantar e ir para a escola todos os dias. Passávamos o dia todo juntas e éramos as melhores amigas. Tratavamo-nos mal, com insultos e nomes mas, lá no fundo, sabíamos que não podíamos viver uma sem a outra. Tínhamos aquelas nossas brincadeiras que ninguém gostava, aquelas piadas que mais ninguém entendia e tínhamos aquela amizade que mais ninguém tinha. E depois de tudo, de tantos momentos, palavras, sorrisos, gargalhadas e lágrimas, ela simplesmente partiu e foi embora para outro país. A vida é sempre assim, não é verdade? Ela dá-nos o melhor que podemos ter e tira-to no momento a seguir. E depois? E depois caímos numa realidade onde não sabemos o que fazer porque aquela pessoa que costumava lá estar, já não está. E falo por mim. Falo por mim que tive de me despedir da pessoa que era, talvez, a mais importante que eu tinha.Tive de me preparar para ter de pôr aquele sorriso em vez de desatar a chorar por ela estar a ir embora, tive de fingir que era forte para que ela visse como me ensinou a ser. E mesmo assim, mesmo tentando, eu não consegui, não consegui porque não estava preparada. Não estava preparada para a deixar ir, para passar os dias sem ela. Não estava e não estou, porque desde que ela foi, tem sido sempre a mesma rotina. Desde que ela foi, os dias têm sido sempre os mesmos e o estar na secretária sem ela, simplesmente não tem piada. E agora, mesmo depois de 2 anos desde que ela foi embora, eu ainda sinto falta de tudo aquilo que passava com ela. E o pior sentimento? Eu sinto falta daquela amizade que tínhamos. Sinto falta daquela rapariga que passava comigo quase 13 horas seguidas.Sinto falta de tanta coisa que nem dá para explicar porque nós éramos mesmo assim, difíceis de entender e felizes dos nosso jeito. E depois de tudo isto? Depois de tudo eu ainda aqui estou à espera que tudo volte a ser como era.

Vera Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário